27 junho, 2023

PARCERIA MISSIONÁRIA: A participação relevante dos ‘assistentes’ na Seara do Senhor

Atos 13.5b “tinham também João como auxiliar”.
            João Marcos, autor de um dos evangelhos, era sobrinho de Barnabé (Cl 4.10), a casa de sua mãe em Jerusalém era um dos lugares onde os cristãos se reuniam (At 12.12). Ele foi trazido de Jerusalém por Paulo e Barnabé (At 12.25). Pelo termo "auxiliar" (hyperetes), indica assistente e trabalhador braçal, ou seja, essa palavra era usada em relação a um servo ou assistente de médicos, de oficiais do exército (como os remadores de galés), sacerdotes e políticos. Denota alguém que se submete voluntariamente a fazer a vontade da pessoa a quem acompanha, ou a quem está sujeita.

  O costume de trazer uma pessoa para auxiliar de perto é oriundo do militarismo antigo, os escudeiros de guerra (1Sm 14.6-15), função esta, recheada de responsabilidades e de muita importância, pois eram responsáveis por carregar os armamentos e auxiliar na retaguarda dentro dos acampamentos, durante os combates.
             O papel de Marcos nessa viagem era, possivelmente, a mordomia dos bens e serviços, como comprar as coisas necessárias para as viagens, buscar hospedarias, comprar alimentos, reservar as passagens dos navios, etc. Não se descarta a possibilidade de Marcos também atuar na instrução introdutória aos recém convertidos.
           Com a certeza que somos o corpo de Cristo, que cada membro tem sua importância, todos que se voluntariam na obra missionária, prestando os mais variados serviços, o fazem pelo avanço do Reino. Você pode hospedar missionários, ajudar em campanhas, fazer traslado, mobilizar a igreja, visitar o campo, suporte médico, jurídico, administrativo, dispor de lazer e descanso para os obreiros, a fim de recompor as energias, assistência em aconselhamento bíblico e psicológico, enfim, uma infinidade de serviços úteis podem ser realizadas por quem ama realmente a missão de Deus. 

Lembre-se: missões não se faz isoladamente, mas coletiva e organicamente para a glória Daquele que nos chama para servir, o Senhor da Seara.


2 comentários:

  1. Amém meu amado irmão. Conte conosco da IPB em Socorro. Somos chamados para juntos glorificar Aquele que nos chama para servir, o Senhor da Seara.

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor nosso Deus esteja com sua poderosa mão guiando essa família missionária abençoadora da graça divina!

    ResponderExcluir