29 junho, 2023

NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS - Abr a Jun 2023

Graça e Paz queridos Parceiros!

Estamos imensamente agradecidos ao Senhor e a todos vocês que oraram pela gestação e vinda da nossa bebeluș, bem como a IPB CDU, a Sinodal sesquicentenário de SAFs e irmãos e amigos que participaram do enxoval.


Em nosso Recife temos aproveitado para servir ao Senhor auxiliando uma congregação e participando efetivamente dos trabalhos com programações evangelísticas, estudos bíblicos, pregação, visitação e serviços locais.

Neste processo de chegada ao campo definitivo, não desperdiçamos as oportunidades que Deus põe em nossas mãos.

Hospedamos por breve tempo a missionária Simone de BH. Um privilégio servir aos obreiros da seara do Senhor.



Pela graça de Deus, temos sido convidados a expor as Escrituras, e consequentemente, o projeto transcultural. O bom desse esforço é desafiar crentes, não para admirarem de longe, nem romanticamente a obra missionária, mas que sejam fieis engajados no propósito global de Deus.

Nos primeiros meses da nossa bebê temos aproveitado as idas nas igrejas parceiras e atendendo convites em outras de nossa região, como a Igreja Batista Palavra Viva e a Igreja Batista em Bela Vista, em São Lourenço da Mata, que preparou até um painel nas cores romenas, já demonstrando que não há barreira denominacional na missão de Deus.


PRIMEIROS DIAS NO SUDESTE

Café Missionário com Pastores e líderes de BH

Juntamente com nossa pequenina a bordo, fomos a Belo Horizonte,  para desafiar o povo de Deus a participar da missão Dele, o que desde então tivemos oportunidade na IPB - Região Leste (Pr. Ronaldo) um stand na IPB-Eldorado por  ocasião da conferência missionária promovida pelo amigo e missionário, Pr. Sete (que está a caminho de uma nação muçulmana na Ásia), bem como a IPB no Flamengo (Pr Emerson), que nos recebeu calorosamente.

Aqui estamos muito bem hospedados com uma família parceira do nosso ministério, a irmã Vera Pulito e seu filho Davi que nos acomodaram com muito amor, e foi nesse ninho que Karen completou 4 meses no dia 23/06, onde celebramos ao Senhor. Permaneceremos em BH até os dia 12/07, então seguiremos à capital carioca, onde divulgaremos o projeto até 30/07. Ore conosco!


PEDIDOS DE ORAÇÃO

  • Nossa vida conjugal e crescimento de Karen Sophie;
  • Próximos Passos do Projeto Conviver: Processo de ordenação e congregação presbiterial;
  • Suprimento e Parcerias no Sudeste;



27 junho, 2023

PARCERIA MISSIONÁRIA: A participação relevante dos ‘assistentes’ na Seara do Senhor

Atos 13.5b “tinham também João como auxiliar”.
            João Marcos, autor de um dos evangelhos, era sobrinho de Barnabé (Cl 4.10), a casa de sua mãe em Jerusalém era um dos lugares onde os cristãos se reuniam (At 12.12). Ele foi trazido de Jerusalém por Paulo e Barnabé (At 12.25). Pelo termo "auxiliar" (hyperetes), indica assistente e trabalhador braçal, ou seja, essa palavra era usada em relação a um servo ou assistente de médicos, de oficiais do exército (como os remadores de galés), sacerdotes e políticos. Denota alguém que se submete voluntariamente a fazer a vontade da pessoa a quem acompanha, ou a quem está sujeita.

  O costume de trazer uma pessoa para auxiliar de perto é oriundo do militarismo antigo, os escudeiros de guerra (1Sm 14.6-15), função esta, recheada de responsabilidades e de muita importância, pois eram responsáveis por carregar os armamentos e auxiliar na retaguarda dentro dos acampamentos, durante os combates.
             O papel de Marcos nessa viagem era, possivelmente, a mordomia dos bens e serviços, como comprar as coisas necessárias para as viagens, buscar hospedarias, comprar alimentos, reservar as passagens dos navios, etc. Não se descarta a possibilidade de Marcos também atuar na instrução introdutória aos recém convertidos.
           Com a certeza que somos o corpo de Cristo, que cada membro tem sua importância, todos que se voluntariam na obra missionária, prestando os mais variados serviços, o fazem pelo avanço do Reino. Você pode hospedar missionários, ajudar em campanhas, fazer traslado, mobilizar a igreja, visitar o campo, suporte médico, jurídico, administrativo, dispor de lazer e descanso para os obreiros, a fim de recompor as energias, assistência em aconselhamento bíblico e psicológico, enfim, uma infinidade de serviços úteis podem ser realizadas por quem ama realmente a missão de Deus. 

Lembre-se: missões não se faz isoladamente, mas coletiva e organicamente para a glória Daquele que nos chama para servir, o Senhor da Seara.