19 setembro, 2019

Notícias: Visitas aos Ciganos e Quilombolas

Por esses dias visitamos nossos compatriotas Afro-Brasileiros e os Indo-Europeus, ou seja, Quilombolas e Ciganos foram alvo do amor de Deus, e fizemos questão de trabalhar com equipes para o benefício espiritual e físico destes POVOS TRANSCULTURAIS. Isso mesmo, esses dois segmentos, são campos missionários férteis para a glória de Deus. Foi excelente acompanhar de perto as famílias missionárias e conhecer a realidade tanto de quilombolas quando de Ciganos. O Senhor tem nos preparado para o que há de vir ,de modo muito especial. 
 Esses acampamentos e assentamentos foram um bônus de Deus para nossas vidas, nessa viajem de divulgação do projeto missionário para a Romênia.
Continue lendo e apreciando as novidades que vimos e ouvimos nesses lugares. Por motivos restritos as fotos dos ciganos terão tarjas em suas faces.



QUILOMBOLAS: Junto com irmãos preciosos da Igrejas Presbiteriana de Andorinhas e Novo Horizonte, fomos até Conceição da Barra, litoral norte do Espírito Santo, cerca de 250 km da capital. Os missionários que estão atuando nos Quilombos são nossos amigos de ministério: Francino e Gláucia; Renato e Mislaine, e filhos. Visitamos as comunidades entre muitos eucalíptos: Roda D'água, Paraíso, Morro da Onça, Córrego do Alexandre, Linharinho, Canta Galo e Angelim 1. 



Deus nos deu sabedoria para compartilhar o evangelho. Numa das visitas no Quilombo Roda D'água as famílias estavam atônitas com o primeiro suicídio de um  parente que lutava contra a depressão. Segundo os relatos, o rapaz se enforcou. Eurico visitou a família enlutada, compartilhou e orou com todos, os quais muito se sentiram confortados e aliviados com a visita. 


QUILOMBOLAS: Uma situação inusitada,  foi quando dona Marlene, a Matriarca do Quilombo Angelim 2 nos ofereceu um grande banquete no último dia, porque ela, as crianças e os familiares não almoçaram enquanto os missionários se serviam. Isso nos fez pensar e relembrar o período da escravidão em que os senhores e senhoras eram servidos enquanto seus escravos só comiam depois que seus donos se fartassem. Insistimos muito para comerem conosco, mas não adiantou. 

CIGANOS DA ETNIA CALON

Natanael,  um missionário formidável que junto com Délia, sua esposa, foram pontes de acesso para que nossa visita fosse possível. Viajamos para cidades  Cariacica, Fundão e Guarapari, do norte e sul do Espírito Santo, e nos deparamos com vários acampamentos ciganos, tanto os nômades como os fixos. 
Esta foi a primeira vez que visitamos acampamentos com propósito evangelístico.


Por meio desses nobres irmãos fomos convidados para uma festa de aniversário, e aproveitamos para levar a máquina de algodão doce a fim de vermos as crianças felizes e a família toda alegre. A aniversariante (foto com Jaciane) muito se alegrou em ver o algodão sendo servido em sua festa, gratuitamente. Os pais amaram demais. E aproveitamos para dialogar, compartilhar o evangelho e orar pelos parentes. Foi uma festa bem ao “estilo cigano”.
Jaciane teve a experiência de conversar com uma cigana sobre Deus e o Filho Rico Dele, foi abençoador. Ela não sabia que Deus, protetor dos ciganos, tinha um Filho Rico com poder de nos tornar filhos de Deus também, e por fim, disse que iria pensar sobre essa novidade!
Ocorreu um momento com um culto dirigido por uma Igreja próxima do acampamento, mas que ainda não entendeu como comunicar o Evangelho dentro da cultura.

Vidas tem sido transformadas, graças a Deus. Algumas decepções, doenças e muitas outras adversidades têm sido enfrentadas pelos Ciganos em suas famílias e acampamentos. Pudemos orar e aconselhar alguns deste povo que estão sendo alvo da Graça Salvadora de Jesus. Oremos por esta família!

Devido à desconfiança por parte de alguns, bem como a pedido de outros, decidimos não mostrar seus rostos para não atrapalharmos o trabalho que está sendo desenvolvido pela Missão Amigos dos Ciganos (MACI), pois algumas organizações caçam qualquer vestígio cristão entre os Ciganos, ocasionando perseguição contra os missionários atuantes.

OBS: Estamos aprendendo a trabalhar com colegas experientes para o alcance dos ciganos na Romênia, que também, são alvos do nosso Projeto e Amor de Deus!

Motivos de Oração pelos Ciganos e Quilombolas:

- Que ambos sejam salvos em Jesus;
- Que haja Paz verdadeira nos acampamentos e quilombos;
- Que o Perdão seja uma prática diária;
- Que ambos não sejam esquecidos pela Igreja.
- Menos discriminação e mais Evangelho.
- Que Os Povos minoritários sejam alcançados pelo Evangelho.
- Para que o Senhor desperte mais trabalhadores à esses povos.









2 comentários:

  1. Deus continue abençoando vocês a cada dia e o ministério que tem colocado em suas mãos. Estamos orando e crendo que muito mais o Senhor fará através de vocês

    ResponderExcluir
  2. muito bom... eis que o semeador saiu a semear-mt13.3

    ResponderExcluir